sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Rodeio – Doutor Pedrinho
41,1K
+ 20K até Rodeio para encontrarmos o Rui

"Aqui se inicia a subida para a parte alta do Circuito, destinada a quem tem mais preparo físico e espírito aventureiro. Este é o trecho com a mais longa subida de todo o Circuito, são 8K logo no início do dia."

é, hoje pegou heim! o texto acima é mencionado no Guia do Circuito
já começa com subida, sim, uma subida gigantesca, 8K!
mas é, sem brincadeira, o trecho mais florido que ví até agora.
Hortências e mais
Hortências
de um lado e de outro, tudo são hortências
– Morro do Ipiranga –

Clínica de Recuperação no meio da subida - Casa do Oleiro
no 4K, chegamos no "Pequeno Paraíso", onde tem o Cristo, a história é a seguinte:
um nativo, lavrador de descendência italiana, o Sr. Paulo Notari (uma pessoa extremamente católica), idealizou um sonho de construir umas estátuas representando anjos, ele foi colocando esses "anjos" em alguns pontos do morro até chegar no Cristo, cada um segurando uma hortência entre as mãos.
Esta é a "Cidade dos Anjos"

parace que tem mais de uma centena deles, eu achei lindo, a Angela, dona da Fazenda Sacramento, diz que de tão kit, é bonito!
"kit" pra ela, seria o "clichê" para nós. usando outra expressão – de tão brega, é bonito!
para mim a graça estão nas hortências, belíssimas.
pude brincar com vários deles... muitas fotos

ah, esse senhor ainda mora na casa que fotografei (foto acima), ao lado do Cristo.

Bom, depois de nos recuperarmos, ainda faltavam 4K para chegar no cume, lá fomos nós...
o que nos ajudou, foi que neste dia andamos sem os alforges, só com as bolsas de guidão, ainda bem, o peso iria fazer uma diferença monstro nessa subida "íngrede"!

Chegamos...
– TÔ NO CUME!
(quem assiste Canal Off, aquele programa dos Montanhistas, sabe do que estou falando...)
UAU... é o que posso dizer, suei demaaaais! subida punk, pra gente grande!

O Rui voltou desse ponto, só o encontraremos no final da tarde... bye!
eu e o Agnaldo prossseguimos, já eram mais de meio dia e, naquele dia, saio sol, que nos encontrou no cume do morro e nos acompanhou até o final do percurso. Ele veio nos mostrar um pouquinho do estrago que pode fazer em alguns despreparados!
sol de praia
sol que queima até pensamento

encontramos essa figura no meio do caminho, uma mistrura de nada com coisa alguma... deu nisso, coitado, simpático.

mais alguns quilômetros pra frente, no 24K, paramos para almoçar, na Igreja Enxaimel (única do Brasil construída nesse estilo), alí foi nosso descanso, porque ainda tem algumas subidas nível amarelo pela frente...
curti essse estilo de construção
por sorte, o banheiro da igreja estava aberto
oba, amo as igrejas do caminho, sempre me salvam

Aqui dá pra sair do culto e ir orar no monte hehe

Wikipédia
"Além de fortes, as casas eram baratas e de construção simples. Enxaimel quer dizer enchimento. Primeiro, era construído o esqueleto da casa, todo de toras grossas de madeira. Entre as vigas verticais eram colocadas as horizontais e, nas extremidades das paredes, algumas em ângulo, para evitar inclinação. Pronta a "caixa", os espaços eram completados com materiais disponíveis de acordo com a região: no Rio Grande do Sul, há fechamentos com taipa, barro socado, tijolos maciços rebocados e até mesmo pedra grês cortadas. Em Santa Catarina, há maior ocorrência de tijolos maciços sem uso de reboco."

tudo bem, é um saco pedalar com chuva, molha tudo, temos que pedalar com aquelas "parcas", o terreno fica perigoso, é ruim para tirar foto
mas, o SOL, OMG
tinham nos contado da sensação térmica quando sai o sol, mas é claro, a gente só acredita passando pela situação
isso tornou a pedalada cansativa, pesada

quando chegamos em Doutor Pedrinho, passava das 14h, o sol estava radiante, com sua força no máximo, potência 10!
Na cidade, tudo estava fechado, claro, os nativos estão na praia, param de trabalhar no dia 23 de dezembro e só voltam dia 5 de janeiro... o que fazer, onde descansar?
perto da prefeitura encontrarmos o restaurante e pousada da Dona Hilda
yeah
fizemos um descanso, comemos um lanche, muito gatorade, reabastecemos nosso camel e, pegamos coragem para continuar, sim, tínhamos combinado que o Rui nos pegaria novamente em Rodeio, mais de 20K de Doutor Pedrinho

Prédio da Prefeitura de Doutor Pedrinho
graças a Deus não me descontrolei de cansaço, acho que foi porque o tempo começou a fechar e nos livramos do sol...
kkkkkkk
sempre reclamamos
é o que digo, só Deus pra amar esse Ser Humano
sempre insatisfeito!

pedalamos por mais de 20K na rodovia que liga as cidadezinhas (Doutor Pedrinho, Benedito Novo, Rodeio etc), nesse pedaço não tem acostamento e a galera de carro abusa na velocidade.
foi bem tenso! :/

1. .. mais um dia... e um dos mais bonitos, pelas subidas, que amamos, e as hortências, nunca vi tantas, ah.. na dona Hilda tomamos sorvetes também, vlw