quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Caminho da Fé - 4º dia

13/05/09

Nem sei por onde começar... passamos por 5 cidades, só neste dia!
Começarei falando por onde saímos, Barra. O Acolhimento da família de João Batista, foi mais um exemplo de simplicidade e doação, das famílias que abrigam os peregrinos. Desde a chegada, com a festa dos cachorros, o queijo fresco com cerveja e o jantar, com direito a frango de panela com batatas. Tudo de bom! Outra família trabalhadora e abençoada, que acolhe os peregrinos, dentro de sua própria casa, compartilhando o seu dia a dia.
João nos contou, que de madrugada, ouviu um barulho de trovoada. Ficou muito preocupado, pois não tinha recolhido o café, que deixou espalhado secando! Levantou e foi até o terreiro onde trabalha... responsabilidade! Nos deu muitas dicas do caminho, pois o fez à pé.
Acordamos 5h30, mas só conseguimos sair 7h. Só para arrumar tudo da bike, demora mais de meia hora!


Pegamos a trilha para Crisólia - 15k - que fizemos em 1h30,muito bom, tanto o tempo quanto a trilha em si. Carimbamos nossa credencial no Bar da Zeti, com a própria, que nos preparou um pão com queijo, para seguirmos caminho. Ouro Fino - 7k - rapidinho!
Era feriado em Ouro Fino. Comemoração da padroeira da cidade, Nossa Senhora de Fátima.
Passamos rapidinho pela cidade vazia à caminho de Inconfidentes - 9k.


Tivémos uma dificuldade maior, mas estávamos com gás. Na ida, demos de encontro com uma festa popular da cidade, a Congada. Quando paramos para ver a comemoração, os organizadores vieram conversar com a gente e, contar, que além de exaltar a cultura negra, era uma maneira de incentivar o caminho da fé. Com isso, nos anunciaram para o povo, que nos aplaudiram, nos abençoando como peregrinos... vocês imaginam o que se passou nesse momento? um misto de orgulho com responsabilidade...

Em Inconfidentes paramos em dois lugares, o bar do Maurão. Na porta do bar, ele tem uma gaiola com a "portinha" aberta. Sim, ele deixa comidas no chão da gaiola e simplesmente os pássaros entram pra comer e saem quando querem... isso é liberdade heim!
Logo em seguida, fomos para a Pousada Águas Livres, mas o local estava fechado. Encontramos uma garota que é sobrinha da dona da pousada. Ela também fica com o carimbo, caso os peregrinos passem e o local esteja fechado, como aconteceu, ela pode nos atender. Seguimos para Borda da Mata, sem parada para o almoço.

Mais 16K. A trilha começava a complicar e o sol estava bem forte (13h). O pior era empurrar a bike, morro acima, nos caminhos de pedra. Chegando à cidade, descolamos uma padaria deliciosa, ao lado da pousada onde carimbamos a credencial. Fizemos um lanche e seguimos para Tocos do Moji - 16K.
Oh my god!!!!
Além do percurso ser bem difícil, com 70% de subidas, o cansaço e o sol não deixavam o pedal evoluir, foi um pedaço de superação. Subidas muito íngremes e bem longas. Só empurrando, mas mesmo assim, com paradas para o descanso! Levamos 3h para completar essa trilha... podemos enumerá-la como uma das piores, mas sem saber o que vem pela frente!

Chegamos na Pousada do Peregrino, da Dona Tereza.
Banho e janta... agora só descansar!

Como o Agnaldo já comentou, a nossa maior preocupação era com o prazo que tínhamos para terminar o caminho. Apesar do atraso do 3º dia, no 4º dia conseguimos evoluir e completar o programado, mas chegamos quebrados e, dali pra frente, era só pedreira, não tem trilha fácil!

Teríamos que ter pensar em uma saída... mas isso era coisa pra outro dia...

DST - 68K
AV - 9.5 km/h
TM - 7h13min

Carimbos do dia:
CRISÓLIA (Municipio de Ouro Fino - MG)
• Bar da Zéti
OURO FINO - MG
INCONFIDENTES - MG
• Bar do Maurão
• Pousada Águas Livres
BORDA DA MATA - MG
• Hotel Village
TOCOS DO MOJI - MG
• Pousada do Peregrino

:)

Nenhum comentário:

Postar um comentário