terça-feira, 28 de julho de 2009

Caminho da Fé - 1º dia

Foi dada a largada!
10/05/09
É isso aí meu amigo, o primeiro dia foi cumprido!
Agora estamos na pousada da Cidinha, em Vargem Grande do Sul, mas até chegar aqui... muitas coisas aconteceram!

Na parte da manhã pedalamos - 34K e na parte da tarde, pedalamos mais 39.43K.

Saímos 8h da pousada em Tambaú, depois de tomarmos um café da manhã, arrumarmos toda a "tralha"... a primeira vez ninguém esquece, percebemos que precisamos acordar meia hora antes do horário que pretendemos sair, só para deixar a bike pronta! Tirarmos umas fotos com a Nadia, roubamos umas frutas (banana e maça), fizemos um lanche de pão com queijo e fomos para a Sede do Caminho.
A sede do caminho fica ao lado do Santuário Nossa Senhora Aparecida, do Padre Donizetti. Lá estavam a Íris e o Alexandre, muito simpáticos e solícitos, que fazem todo o cadastramento dos peregrinos e entregam as credenciais. O número da minha credencial é 3.600 e o do Agnaldo, 3.601!
Tiramos uma foto em frente ao Santuário e começamos... com frio na barriga e uma agitação fora do comum.

Já os primeiros 6K não foram nada fáceis, demoramos 40min, muito íngreme e cheio de singles track! Uma subida de pedra, que só de olhar já desci da bike... não dava pra pedalar, só empurrar! começamos bem...
Mas foi só o começo, depois vieram os caminhos entre as plantações: café, muita cana, milho, feijão e laranja. Essas áreas produtivas são lindas, dão um show a parte! Nota 10

Chegamos no Santuário de Nossa Senhora do Desterro 12h30. Assustamos, porque estava meio abandonado e eu só pensando num pratão de comida!!! Claro, não tinha ninguém, não tinha almoço, tivemos que se virar no centro da Cidade - Casa Branca. Que por sinal não é uma cidade nem bonita, nem simpática, só estranha, com uma história triste.
Almoçamo num "self servise" quarqué (!) e não tivemos onde descansar. As pessoas da cidade nos convidam a ir embora.
Imaginem que, antigamente, a cidade tinha um hospital para leprosos que mais tarde virou um hospital psiquiátrico! Até aí tudo bem, mas o problema maior, é que a cidade abriga um presídio!

Seguimos direto para Vargem Grande do Sul e optamos por ir pelo asfalto, porque sabíamos que o caminho até a pousada da Cidinha não era nada fácil e ela não atendeu o telefone o dia inteiro, isso nos deixou preocupados!
Ainda no centro de Vargem Grande, paramos em um posto de gasolina e comemos um lanche. Aí sim, deu pra descansar um pouco.

Rumamos para a Pousada da Cidinha... todos os peregrinos que conversamos, nos indicaram essa parada. São 13K e, os últimos 3 são de matar!!! No último quilômetro subimos 309 metros... quase morri, se não fosse o meu super peregrino me ajudar! Mas o problema maior é que estava escurecendo. Após a subida, recomeçamos a pedalar e comecei a desesperar, pq a "dita" pousada nunca chegava. Passamos por várias casas abandonadas!!! Meu Deus!
Ainda bem que o Agnaldo é uma pessoa que nunca desiste, ele tem uma fé muito forte, mas estava preocupado, pois não conseguiu falar na pousada o dia inteiro, apesar que neste dia era Dia das Mães.
Depois de um tempo pedalando no escuro, encontramos a entrada da propriedade, a direita no caminho, uma entrada meio que escondida mesmo! Eu já estava entrando em pânico.
Quando encontrei a Cidinha, ela me deu um abraço, como se me conhecesse a 2mil anos... tirou todo o meu cansaço e nervoso. Foi como um alívio! Entendi, nesse primeiro dia, o que nos disseram sobre as pessoas que recebem os peregrinos nas suas próprias casas. São iluminados!

Enquanto tomávamos um banho, nossa roupa já estava sendo lavada e uma super janta preparada. Dito e feito! Comida preparada na hora: arroz, feijão, carne, ovo frito, legumes e salada. Começamos a perceber que não precisamos parar para almoçar, mas de uma janta como essa. Isso foi importante!

A cidinha é o maior alto astral, tão alto quanto o lugar onde fica a propriedade da família... só olhando pela janela, ao amanhecer, para entender o que digo.

Pra fechar o dia, massagem nas pernas, leitura, agradecer o dia e descansar para o próximo...

Carimbos do dia:
TAMBAÚ
Hotel Bertoncini
Sede - Santuário Nossa Senhora Aparecida
CASA BRANCA
• Pousada Nossa Senhora do Desterro
VARGEM GRANDE DO SUL
• Príncipe Hotel
• Pousada da Da.Cidinha

DST (distância percorrida) - 73.43K
AV (vel. média) - 10.8 k/h
TM (tempo de pedal) - 6h45min38seg


:)

Nenhum comentário:

Postar um comentário