domingo, 25 de outubro de 2009

Detalhes que fazem a diferença

No final de cada dia, antes de irmos dormir, fazíamos um planejamento prévio do dia seguinte, imaginando onde iríamos chegar, onde comer, qual o trecho mais difícil. O planejamento é essencial, ainda que não seja seguido rigorosamente. Algo que tínhamos planejado semanas antes do inicio da viagem era passar uma noite na POUSADA CASA DA FAZENDA na cidade de Paraisópolis, por uma simples razão, a qual a Ro já descreveu, o escalda pés, sem comentários. O cenário da fazenda, a boa comida, o escalda pés, os livros, a boa conversa, tudo isso nos deu mais animo para a fase final de nossa viagem. Mas o melhor de tudo é estar ao lado da pessoa amada e ver nela a alegria de compartilhar as mesmas coisas.

Hoje tenho que escrever sobre a importância do preparo para enfrentar toda e qualquer dificuldade. Neste dia tivemos dois furos de pneus e uma corrente quebrada, pneu furado é comum, todo ciclista de final de semana deve saber consertar para não ficar parado no meio de uma trilha, mas consertar corrente .... para mim era um tabu, um mistério. Tenho aquele canivete multi-função, que entre várias ferramentas tem a chave para consertar correntes. Mas ter essa ferramenta e não saber usá-la é melhor nem ter, pois a frustração pode ser maior.

Na noite anterior ao inicio de nossa vigem, ainda em Campinas, eu fui até a oficina do Paraíba, nosso mecânico de muito tempo, falei com ele do meu temor, e ele em 5 minutos me deu uma aula de como consertar uma corrente, me deu uma peça chamada de hiper-link para fazer a emenda da corrente, com tudo isso, ficou fácil, em 20 minutos consertamos e tudo ficou bem.

Mas alguns detalhes não podem ser esquecidos, o local onde paramos para esse conserto, um alto de serra, lindo, era o local escolhido por muitos gaviões, foi muito legal ficarmos ali, com a garoa fina, o frio e os gaviões voando baixo. Outro detalhe é que descendo a serra veio um carro da secretaria de educação de Minas Gerais com duas simpáticas senhoras, elas pararam para conversar um pouco conosco, querendo saber se éramos peregrinos do caminho da fé, após uns minutos de conversar elas se despediram com “Deus vos abençoe” e isso soa como um bálsamo, como uma energia capaz de reativar em nós a capacidade de vencer os obstáculos e nos dando a alegria de sermos peregrinos num caminho repleto de pessoas boas, amorosas e de muita fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário